sábado, dezembro 30

Ufa! Que ano!

O ano está a terminar. Ufa! Que ano! Ousaria dizer “felizmente, 2017 está a chegar ao fim”, mas felizmente as coisas boas compensam sempre as outras.
Este foi um grande ano. Grande em desafios. Grande em conquistas. Grande em revelações. Grande em dificuldades. Este foi dos anos mais desafiantes de sempre. Não só pelas situações em si, mas pela frequência com que elas teimaram em acontecer.

No final de cada ano, gosto de refletir sobre as coisas boas e as menos boas. Estas últimas sempre com a visão de que não aconteceram por acaso e, por isso, delas retiro sempre alguma lição.
Este ano não podia ter começado da melhor forma. A Estrelinha nasceu. A família ficou completa. Um dos meus maiores objetivos de vida concretizou-se e por isso, não podia pedir mais do que tenho.
Por outro lado, a minha saúde colocou-me à prova de tal forma que toda a minha vida ficou comprometida. Frustrei-me inúmeras vezes por não ser capaz. Abdiquei de tanta coisa em prol de outras mais prioritárias. Dececionei-me com pessoas. Revoltei-me com o oportunismo e o show off. Testei as consequências da privação de sono. Acredito que nada disto foi por acaso e, com isso, consegui aprender e perceber tanta e tanta coisa. Foi duro. Foi difícil. Mas, talvez tivesse que passar por isso. Talvez tivesse que levar um abanão para deixar de continuar a pintar o mundo inteiro de cor-de-rosa. Irei continuar a pintá-lo, mas agora só as partes que selecionar.

Não vou alongar-me em pormenores, mas são muitas as lições que retiro deste ano. Aprendi o valor do tempo, do ter saúde. Aprendi que tenho que deixar de criar expetativas com as coisas e com as pessoas. Aprendi que não há ninguém disposto a dar mais do que a receber para além dos meus. Percebi que há quem acredite e confie em nós onde menos esperamos. Percebi que a minha forma serena, sincera e correta de ser é valorizada por algumas pessoas que valorizam isso tanto isso quanto eu.


Deste ano, guardo momentos tão bons, que nunca esquecerei. Provei que o amor não se divide, multiplica-se. Revi pessoas especiais, que já não via há anos. Dei o primeiro passo para vencer mais um obstáculo. Vivi na pele aquela frase “nunca digas nunca”. Aprendi que sou muito mais resiliente do que imaginava. Aprendi que sou muito mais forte do que julgava. Aprendi a criar planos alternativos. Aprendi que na vida, podemos ter tudo o que queremos, quando temos saúde. Aprendi que não vale a pena pedir muita coisa quando soarem as 12 badaladas do dia 3. Basta pedir saúde, porque por muitos cuidados que tenhamos, ela nunca dependerá só de nós. Aprendi que quero viver cada vez mais com mais intensidade, valor, amizade e amor.



E vocês? Costumam fazer uma reflexão sobre o vosso ano? O que aprenderam este ano?
Eu confesso que ainda preciso de mais uns minutos a sós, para organizar as ideias. Preciso sempre de um tempinho só meu, para começar um novo ano. É tradição :) Mas, com os miúdos em casa, ainda não consegui esses minutinhos só meus. Talvez esta noite, se a Estrela permitir :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário