segunda-feira, dezembro 18

Mais uma Carta ao Pai Natal? Ou não!

Esta semana serão imensas as cartas ao Pai Natal que irão invadir as redes sociais.
Esta será apenas mais uma. Ou não.
Escrever uma carta ao Pai Natal tem muito que se lhe diga. Quando éramos crianças, acreditávamos na magia e no incrível poder de desmaterialização que um ser grande, gordo e de barbas compridas tinha ao ser capaz de atravessar paredes, descer chaminés ou simplesmente, entrar milagrosamente pela porta fechada a 7 chaves.
Com maior ou menor rapidez, essa magia e esse poder de desmaterialização desapareceram. Aquilo que fazia do nosso Natal, o dia mais aguardado do ano perdeu-se. O momento da descoberta é sempre um momento inesquecível. Um desgosto assombra a vida da maioria de nós de tal forma, que falar sobre esse o momento de descoberta pode ser doloroso durante toda a nossa vida.
Por isso, não endereço esta carta ao Pai Natal, mas a cada um de nós.
É curioso pensar que, naquele momento em que a ”verdade” é-nos revelada (seja qual for a forma), ela apresenta-nos o lado mais horripilante de todos: afinal, a magia e a desmaterialização não existem! Não existem! Ou melhor, não existem da mesma forma que nós o desejávamos continuar a sonhar.
Com o avançar do tempo, seja ele medido em tempo de evolução da sociedade ou da nossa própria idade, esta magia e desmaterialização, que outrora se perderam, nunca mais são recuperadas. E na realidade, nunca mais fazemos nada para as recuperar. É estranho falar nisto assim, mas é o infeliz trajeto a que nos sujeitamos…
Quando descobrimos que, acordar na manhã de 25, não é assim tão mágico nem encantado, a nossa atenção na “carta ao Pai Natal” começa a focar-se cada vez mais nas coisas materiais. Sejam brinquedos, jogos, livros ou computadores, todos queremos continuar a pedir ao “pai natal”, mesmo que orgulhosamente comecemos a dizer “O Pai Natal não existe” a todos os amigos da nossa escola. Queremos, por vezes, assombrar a fantasia dos nossos colegas com a nossa nova realidade, mas continuamos a querer que o Pai Natal continue a bater-nos à porta. E é aqui que o maior de todos os problemas começa. A nossa carta ao Pai Natal, outrora escrita com toda a magia e suspense, começa a ser escrita da forma mais banal de todas. Muitas das vezes, até temos a resposta à carta antes do pedido oficial. É nesse momento que passamos a desejar que a “magia” aconteça da forma mais palpável de todas. Sem a magia, que desapareceu, o Natal começa a tornar-se, cada vez mais material. Crescemos com a ideia de que, no Natal, podemos pedir “mundos e fundos” que o pai natal mais próximo fará de tudo para que o nosso “sonho” se concretize. Por vezes, até temos a possibilidade de ir à fábrica de natal escolher o presente ideal, sem cartas de pedidos ou agradecimentos, nem que fossem em modo simbólico.
Pedir a prenda ao pai natal mais próximo continuará a fazer parte da nossa tradição enquanto pessoa. A magia desapareceu, mas o Pai Natal não. Afinal de contas, ele até se aproximou de nós. E, para quê enviar uma carta, que não terá resposta, quando podemos pedir (ou exigir) aquele presente que tanto queremos e que durante o ano não houve possibilidade para nos ser oferecido?
Pois bem… Não pensarão o mesmo que eu? O materialismo do Natal não é um problema atual. O materialismo cresce connosco, a partir do momento que, perdendo-se a magia, nos permitem continuar a valorizar o papel do Pai Natal ao longo dos anos, com as perspetivas erradas…
Tratando-se de um problema que cresce connosco, teremos total capacidade de o fazer crescer e repercutir no crescimento dos nossos filhos…
Não é curioso observar as crianças encherem a carta ao Pai Natal com meia dúzia de brinquedos e dez chocolates ao invés de um único presente? Não é curioso que, na carta ao Pai Natal, ninguém (ou quase) escreva um agradecimento pelo presente do ano anterior, ou deixe um agradecimento adiantado pelo presente que ele deixará no próximo Natal?
Não é de espantar que as cartas ao Pai Natal sejam feitas em forma de pedido de algo para usufruto pessoal, ao invés de pedirem um chocolatinho extra para aquele amiguinho que não recebeu nenhum presente no seu aniversário e que está tão triste porque nem árvore de natal tem. Não é de espantar que a carta ao Pai Natal não possua aqueles pedidos mágicos (talvez utópicos, mas mesmo assim mágicos), como a paz ou a felicidade no mundo inteiro. As nossas crianças nem sabem ao certo o que isso é.
A magia perdeu-se, na nossa época, e foi uma descoberta tão dolorosa, que agora temos dificuldade em focar-nos no que é realmente essencial.
Que neste Natal, sejamos capazes de ensinar às nossas crianças que a magia pode acontecer. Que por mais difícil que seja, se sonharmos e desejarmos com muita força, conseguiremos tornar o mundo num local melhor.
Que neste Natal, sejamos capazes de ensinar às crianças a pedir ao Pai Natal aquela paz interior para aquele menino da escola, que passa o ano a bater em toda a gente; ou a pedir um amigo para aquela menina com quem ninguém quer brincar.
Que neste Natal, sejamos capazes de ensinar às nossas crianças a pedir ao Pai Natal companhia, serenidade, paz, o pão para cada dia.
Que neste Natal, sejamos capazes de lhes provar que a felicidade é maior longe dos ecrãs do telemóvel, tablet ou televisão.
Que neste Natal, vivamos o Natal com a magia e desmaterialização da nossa infância. Mesmo que o Pai Natal não seja capaz de se desmaterializar, sejamos nós capazes de desmaterializar os nossos pedidos…
E, ainda, que neste Natal, comecemos a ser capazes de transmitir às nossas crianças que aquela magia que nós conhecemos, ainda existe. E está tão perto de cada um de nós. Basta fechar os olhos e sentir com o coração.


E vocês, o que pedirão ao Pai Natal?


Nenhum comentário:

Postar um comentário