sexta-feira, dezembro 15

A vida às vezes pede uma pausa

A vida às vezes pede uma pausa. Uma pausa para um café. Uma pausa para uma viagem. Uma pausa para cuidar de alguém. Uma pausa para cuidar de nós mesmos. Ou, simplesmente, uma pausa, porque fazer pausa às vezes faz bem.
Normalmente, a vida corre a uma velocidade tão assustadora que nunca há tempo para uma pausa. Eu faço parte do grupo de pessoas para quem fazer uma pausa estava sempre fora de questão. “Ah, não. Não posso parar, tenho tanta coisa para fazer. Ah não, para a semana. Ah não, depois disto prometo que faço uma pausa.” E, a verdade é que essa pausa nunca mais chegava. A verdade é que, dia após dia, o trabalho e as responsabilidades aumentavam… E, com isso, o meu grau de exigência face a cada nova situação aumentava, também.
Até que, um dia, vejo-me confrontada com a maior limitação de todas: a dor. Não era uma dor qualquer, era uma dor persistente, grande o suficiente para não desistir de mim, tal como eu desejava. Era uma dor que adormecia e acordava todos os dias comigo. Era uma dor, uma dor tão má, mas tão má, que só podia estar ali para ensinar-me algo.
Foi duro. Foi difícil livrar-me dela. Mas, consegui. Consegui, graças à coragem e determinação. Consegui, graças à ajuda de pessoas que gostam de mim, tanto ou mais do que eu mesma. Nunca, mas nunca, esquecerei todo esse processo. Foi um processo duro, mas talvez necessário. Foi um processo fundamental para que aprendesse o valor de uma pausa e tudo o que estas pausas, ausências ou distanciamentos nos ensinam…
Apesar de a primeira pausa ter sido provocada por isto, sei que as próximas pausas não serão impostas por algo externo. Porque aprendi. Aprendi que na vida, às vezes, precisamos mesmo de uma pausa. Uma pausa para cuidar do essencial. Uma pausa para cuidar dos nossos. Uma pausa para cuidar de nós. Ou, simplesmente, uma pausa para viver a 100%, longe de tudo e todos. Uma pausa para fortalecer os laços mais sinceros. Uma pausa para fortalecer os nossos valores interiores, os nossos sonhos ou simplesmente valorizar o nosso quotidiano.
Na reta final deste ano, eu sei que 2017 não será apenas recordado como o ano do nascimento da Estrela, que por si só já torna este ano inesquecível e especial. Será, também, recordado como o ano em que aprendi tantas lições, entre elas, que as pausas são necessárias. Mais vale a liberdade de comandar a pausa, do que perder a liberdade por imposição de uma.
Espero que vocês sejam capazes de usarem desse direito, que é só vosso.
Sejam muito Felizes!
Aproveitem o Fim de Semana e, façam uma pausa, se for preciso ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário