quarta-feira, setembro 13

As férias estão a terminar… [Desabafos de mãe]

Estas férias foram longas.
Foram várias as vezes que desejei um ATL para o Gabriel. As minhas dificuldades de autonomia a par da necessidade de atenção dele tornaram-se, por vezes, uma mistura explosiva. Não que a culpa fosse dele, mas todo este processo de melhoria e readaptação à vida de irmão não foi de todo a tarefa mais simples do mundo. No entanto, à medida que o reinício das aulas se aproxima, aquela dor no peito aumenta.
Aumenta por sentir que este tempo não foi, de todo, como o desejava. Aumenta por sentir que não irei mais passar tantos dias inteiros seguidos com o Gabriel. Aumenta por sentir que o tempo passou e não fui capaz de o aproveitar da melhor forma.
Este ano foi um ano atípico. A família aumentou. A atenção que normalmente dava ao Gabriel diminuiu, como seria de esperar. Eu adoeci, quando quis retomar a minha “vida normal” no pós-parto. As minhas atividades, energia e bom humor diminuiu em proporção inversa à dor.
Queria tanto um botão de pausa. Queria tanto conseguir parar o tempo e aproveitar mais e melhor o nosso tempo juntos.
O Gabriel retoma as aulas na próxima semana. Dói só de pensar. Sinto este recomeço como se fosse a primeira vez que ele vai para a escola.
Queria poder olhar para este Verão e recordar imensas coisas maravilhosas, como já aconteceu. Não o posso fazer, mas de uma coisa tenho a certeza: vou dar tudo por tudo para que o ano que começa seja o melhor ano de sempre. Vou dar tudo de mim para poder estar presente todo o tempo que conseguir. E sim, vou aproveitar estes últimos dias para abraçar o Gabriel o máximo que puder, para o mimar. Quero que ele saiba que, mesmo que a vida não seja fácil, estarei sempre aqui, a amá-lo e a apoiá-lo incondicionalmente.

Acredito que, em algum momento, todas nos sintamos um tanto frustradas quando as coisas não correm como previsto. Mas, fazer o quê, não é? Há coisas que não dependem de nós, e só podemos aceitar, sorrir e seguir em frente. Faremos o melhor que conseguirmos, em cada fase da nossa vida. Porque só conseguiremos ser felizes se encararmos com naturalidade cada fase da nossa vida…


Nenhum comentário:

Postar um comentário