sábado, janeiro 2

O Ano Novo e as Crianças

Novo Ano, Novos Planos, Novos Caminhos.
São muitas as pessoas que se preparam para o novo ano, traçando novos objetivos, e revendo objetivos antigos.
Normalmente, queremos ser melhores, em diferentes papéis da nossa vida.
Preparámo-nos de diferentes formas para que tudo corra pelo melhor, e sejamos capazes de cumprir as nossas metas.

Mas, no meio de tanta preparação, será que nos lembramos de pensar o que esta data significa para as nossas crianças? Será que, para elas, significa o mesmo que para nós?

Será que para as crianças o impacto da mudança de ano civil também lhes acrescenta motivação e ânimo para serem melhores? 


Humm… Estou em crer que não. Tentei procurar outros locais, onde abordassem esta dúvida, mas não encontrei nenhum local que falasse sobre isso.

A etapa deles é diferente da nossa. A principal etapa deles é a etapa letiva, que se iniciou há uns meses atrás, e continuará daqui a uns dias, depois de uma breve paragem.

Quando somos crianças, vivemos com grande intensidade o Natal (a reunião da família, os presentes, o Pai Natal, a Missa do Galo, …). Na passagem de ano, as que chegam à meia-noite, com certeza gostaram do brinde, do fogo-de-artifício, das músicas, … Mas, será que esta data significa mais do que isso para elas? A passagem de ano, apenas aponta que o fim das férias letivas está próximo.

Para nós, adultos, no novo ano, compramos uma agenda, onde descrevemos os nossos compromissos. Para as crianças, que regem os seus horários pelo calendário escolar, não o fazemos da mesma forma, normalmente.

Às crianças, mais tarde adolescentes, oferecemos agendas novas no mês de Setembro, altura em que o ano letivo inicia. E, enquanto crianças/adolescentes, queremos dar o melhor de nós em cada ano letivo. Fazer a melhor letra, anotar todos os testes no calendário escolar, fazer sempre os TPC’s, estudar tudo para os testes, fazer os melhores trabalhos, em tempo útil; e por aí, fora.

O ano passado, interroguei-me sobre isto. E, por isso, comprei uma agenda 2015 para o meu pequenote. Lá, fui anotando algumas das suas peripécias anuais, festas de aniversários, ilusões, desilusões, e aquelas frases incríveis, que só as crianças nos sabem dar. Queria ter registado mais, mas este ano, a história repete-se. Por enquanto, serei a responsável por deixar registos do seu crescimento. À medida que ele crescer, será da sua responsabilidade registar ou não certos acontecimentos.
Para o meu pequenote, a passagem de ano não significou nada até aqui. Desta vez, quis explicar-lhe algumas das coisas em que acredito nesta mudança de ano. Mas, só na próxima passagem de ano saberei se ficou alguma mensagem J 

Dizem que os filhos são o reflexo dos pais.
Por isso, para todos os pais e educadores, desejo um ANO NOVO muito Bom! Sejam FELIZES, aproveitem para passar mais tempo com as vossas crianças, aproveitem para conversar muito com elas, para lerem para elas, para partilharem brincadeiras.
Ser mãe/pai é muito mais do que cumprir as obrigações diárias. É também escutar, valorizar, …

Dizem que os nossos filhos são o nosso reflexo no futuro. Por isso, construam esse reflexo no presente! Mostrem-lhes de que forma querem que elas vivam a vida, um dia, quando também forem adultas.

BOM ANO a TODOS!

2 comentários:

  1. Lu gostei tanto do teu post que até o vou partilhar. Acho importante que todos os pais leiam :) E adorei a ideia da agenda do crescimento... (tenho de arranjar uma para a minha filha!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz :) Obrigada! Partilha à vontade querida ;)
      A agenda é uma ideia gira. Eles até começam a achar piada.. ;) Eu tento não falar muito sobre ela com o meu pequenote, para que as frases registadas sejam o mais genuínas possível ;)
      Beijinho grande*

      Excluir