sexta-feira, janeiro 8

Hoje tinha que falar sobre isto: o cancro.

Hoje tinha que me pronunciar sobre isto: o cancro.
Que palavra tão dura, tão cruel, tão feia!
Vi o vídeo da Sofia Ribeiro. Chorei. Chorei por ela. Chorei por quem passa pelo mesmo. Chorei pelos meus. Chorei por mim. No fundo, acho que chorei por medo, pela incerteza. Chorei pela probabilidade, pelo sofrimento, pela dor. Chorei pela luta e por todo o processo que isso implica.
É a Sofia Ribeiro. Mas não é só. É o vizinho, o tio, o primo, o irmão, o marido, o filho, sou eu. És tu, é ele, é ela. É qualquer um. Esta doença ataca, sem que ninguém se aperceba. E fica, quando quer. E, infelizmente, vence mais do que deveria vencer. Vence os fortes, os fracos, vence o pobre e o rico. Não distingue classes sociais, não distingue boas e más pessoas.
Sei bem que nada é nosso. Mas, o medo de perder é tão grande. Custa-me falar sobre ele. Custa-me pensar sequer nele.
Mas, custa-me, da mesma forma, ver que existem pessoas que não entendem isto da mesma forma que eu. E, talvez por isso, vivem a vida como se fossem os donos do mundo. Mas, porquê? Para quê? Ponham os olhos nos exemplos dos outros. Ponham os olhos e observem a efemeridade que a vida tem.
Mete-me tanta confusão! Não esperem por momentos como estes para se redimirem da maldade, da pressa, da exigência. Vivam, vivam mais, com mais amor, com mais amizade.
Este é um assunto que me revolta imenso (acho que dá para notar). Já sofri várias vezes por conviver de perto com pessoas assim… tão maléficas. Estas pessoas não são felizes. No fundo, têm todo o direito de o não ser. A vida é delas. Mas, não têm o direito de tentar fazer da vida dos outros, da paz dos outros, o inferno que sentem nas suas vidas.
Amem-se uns aos outros! Sejam melhores a cada dia. Entreguem-se. Não esperem experiências como a do cancro para mudar. Olhem para as experiências dos outros, e que essas mesmas vos sirva de exemplo!
Deixem para trás tudo aquilo que vos faz mal. Deixem-se de coisas que fazem mal aos outros. Vivam. Sejam felizes com o que têm. Se vos adiantar, pensem, que há sempre alguém numa situação pior.
Quanto vale viver?



Nenhum comentário:

Postar um comentário